LEGADO CULTURAL

O Festival de Inverno é uma mostra especial dentro da programação anual da Secretaria da Cultura de Porto Alegre, por que de forma pontual se dirige ao público universitário.

Os ventos de questionamento da ordem política e institucional nos sugerem uma breve pausa para a reflexão sobre as origens daquilo que somos sob o ponto de vista da cultura. Por isso buscamos uma programação para marcar a formação de referências para o público jovem. Que lhe motive a pensar sobre o que é legado cultural. A reconhecer este legado e fazer o exercício de se enxergar nele.

Nas manifestações em que se colocam questionamentos sobre nossa representatividade, nossa moral e nossa ética, entre outros, vemos jovens depredando peças do patrimônio histórico cultural. A pergunta é inevitável: qual o sentimento de pertencimento àquilo que se consagrou ao longo de décadas e séculos como legado cultural? O que é legado cultural? Objetivamente existe o tal do “legado cultural”? Ele é positivo?

As perguntas que fazemos são simples, quase óbvias, e nos obrigam a outras perguntas, que queremos tentar responder junto com os jovens. Quais as contribuições de nossa produção artístico cultural que deixaram um legado na forma de conhecimentos compartilhados e uma herança tangível?  Quais as obras musicais, artísticas, literárias, cinematográficas e da dramaturgia que definitivamente se incorporaram ao patrimônio cultural da Cidade?

Sob este ponto de vista organizamos a programação deste festival, com a intenção de debater o sentido de legado cultural, as formas que ele assume, como ele é construído, como uma sociedade elege o que constitui o acervo de obras que representam nossa herança cultural.

Walmor Chagas é homenageado no Festival de Inverno com mostra de cinema e lançamento de livro.

Walmor Chagas é homenageado no Festival de Inverno com mostra de cinema e lançamento de livro. (Foto compartilhada de televisao.uol.com.br)

Anúncios

Sobre festivaldeinvernodeportoalegre

Orgão governamental
Esse post foi publicado em cinema, Festival de Inverno, homenagens, Sala P. F. Gastal e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s